Dissertações
- AGUALUZA, Luana de Almeida. Educação linguística como representação de inserção social: o caso da cidade de São Gonçalo – RJ. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
- ANDRADE, Camila Souza de. Políticas linguísticas e internacionalização acadêmica: entre o status da língua inglesa e a promoção do plurilinguismo. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
- BALESTRO, Ana Cristina. Acolhimento linguístico no Rio de Janeiro: uma odisseia. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
- CONCEIÇÃO, Roberta Bohrer da. Normas linguísticas do português do Brasil: a ideologia da norma-padrão. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
- CORRÊA, Tamires Huguenin. A educação bilíngue e o ensino de língua adicional no Brasil – uma possível proposta para o rompimento com o “discurso do fracasso” nas escolas regulares. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.
- CORREIA, Nijara Segalote do Nascimento. Liceu Nilo Peçanha: um lugar de memória do ensino de francês em Niterói (RJ). 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
- COSTA, Claudia Maria Oliveira Bordalo da. Português como língua de herança no Japão: produção textual em foco. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
- COSTA, Louise Mesquita. As representações sociais: como elas moldam a realidade surda. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
- FARIA, Rafael Barcelos de. As influências interlinguísticas na produção textual em francês L3. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.
- FARINA, Luciana Oliveira. O direito ao uso da língua Mbya como ato político e de reexistência: um olhar glotopolítico sobre o contexto das aldeias Guarani Mbya em Maricá-RJ. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
- FERREIRA, Caroline Mori. Ler e escrever o português brasileiro: a literatura nacional contemporânea e a gramatização do uso. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.
- GAIO, Mario Luis Monachesi. Imigração italiana em Juiz de Fora: manutenção e perda linguística em perspectiva de representação. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.
- GONÇALVES, Helena da Conceição. A francofonia e a formação de professores de francês língua estrangeira no Estado do Rio de Janeiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.
- LEMOS, Deise Dulce Barreto de. O samba como elemento de identidade brasileira no contexto de ensino de Português do Brasil para Estrangeiros. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
- LIMA, Aline Santos de. O uso das novas tecnologias para a promoção do contato intercultural em línguas estrangeiras. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
- LISBOA, Carla Mirelle de Oliveira Matos. Doutor e outras formas de tratamento direcionadas aos profissionais jurídicos: análise de uma comunidade de prática à luz da terceira onda da Sociolinguística. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.
- LOBATO, Marina Dupré. Die kinder zu Hameln: língua, cultura e identidade em tradução. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
- MAGALHÃES, Carolina da Silva Vieira. O plurilinguismo e o português como língua de herança: o contexto escolar de quatro estudos europeus. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
- MARTINS JUNIOR, Winston Carlos. A tradução jurídica alemão-português brasileiro no direito da união europeia: o uso de verbos modais em um estudo de contato linguístico. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
- MAYWORM, Maria Clara Castellain. Cooficialização de línguas em municípios brasileiros: uma perspectiva à luz do Direito Linguístico. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
- MEIRELLES, Camila. DACH-Prinzip e pluricentrismo na formação de professores de alemão no Estado do Rio de Janeiro. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
- NETO, Marcionilo Euro Carlos. Bilinguismo e bilingualidade: análise de redes sociais em uma comunidade japonesa na cidade do Rio de Janeiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
- NOGUEIRA, Rita de Cássia da Silva. Educação plurilíngue e ensino de línguas nos colégios de aplicação da UFRJ, da UERJ e no Colégio Universitário da UFF. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
- OLIVEIRA FILHO, Álvaro Fernando Motta de. Direitos linguísticos e política linguística. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024. (Não publicado)
- PAIXÃO, Dalila Nunes. Crenças dos leitores de espaços glotopolíticos na mídia: ocaso da coluna de Sérgio Rodrigues. 2026. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2026. (Não publicado)
- PASSOS JÚNIOR, Adilson Marron. Uma análise glotopolítica da gestão das línguas oficiais do Canadá. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
- PEREZ, Gabriel Mendes Hernandez. Mooi meid no taki ‘taki taki’ – Moça bonita não fala ‘taki taki’: um estudo das representações linguísticas de imigrantes brasileiros no Suriname. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
- PESSOA, Cinthia Luisa Rodrigues. Políticas linguísticas para línguas de imigração: o caso do italiano capixaba. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. (Não encontrado)
- POMPEU, Patrícia de Brito. Análise da política linguística para o ensino da língua francesa em escolas públicas de Niterói: o caso da Escola Municipal Anísio Teixeira. 2026. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2026 (Não publicado)
- RIBEIRO, Gabriela Expedita Amaral. O francês como veículo da ciência: situação das línguas e análise do gênero resumo de artigo. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
- ROCHA, Luana Franco. O ensino de língua estrangeira em Niterói: um olhar político-linguístico. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
- RODRIGUES, Leticia Mazzelli Lourenço. Ações glotopolíticas em Santa Maria de Jetibá – ES: em evidência a língua pomerana. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
- SANTOS, Milena Fonseca. Políticas linguísticas e ações formativas: um olhar sobre a formação continuada do professor de francês língua estrangeira no estado do Rio de Janeiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
- SANTOS, Sara Aline dos. Corporificando silêncios nos discursos inclusivos: um estudo a partir dos documentos oficiais sobre as escolas bilíngues. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.
- SENA, Millena Rocha de. Línguas e constituição na Argélia e no Marrocos: a gestão oficial da diglossia. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
- SILVA, Marcela Pinto Reis Rodrigues da. A língua francesa no contexto das missões militares brasileiras no exterior. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
- SILVA, Maria Gabriela Braga da. Colégio Pedro II: lugar de resistência no ensino de francês na educação pública. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
- SILVA, Rosana da. Estrangeirismos no português brasileiro: o caso das legendagens em plataformas de streaming. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
- SOARES, Odilon Moura e Silva. Vitalidade Linguística do Plautdietsch. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. (Não encontrado)
- SOUZA, Bruna Lugatti de. Língua estrangeira para a terceira idade: uma reflexão sobre os manuais de ensino de FLE. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
Teses
- ANDRADE, Stela Cabral de. A produção de agentes autorizados: o perfil dos professores de libras entre os avanços das políticas e a hostilidade do contexto. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
- BALESTRO, Ana Cristina. A promoção da cultura e da língua chinesa no Brasil: uma ponte entre dois países. 2024. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.
- BAPTISTONE, Shirlei Almeida. O processo de construção de uma língua “legítima”: o caso do FLE no Brasil. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
- BARROS, Daniela Samira da Cruz. O /s/ final do falar trirriense no continuum linguístico Rio de Janeiro-Belo Horizonte. 2013. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.
- CALDAS, Luciano Monteiro. Modernismo como política de língua: o congresso da língua nacional cantada (1937). 2021. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
- CARVALHAL, Tatiana Pereira. Avaliação de política e planejamento da linguagem: um estudo dos efeitos de um projeto de integração regional. 2016. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
- CARVALHO, Ana Letícia Ferreira de. Fronteira Brasil-Colômbia-Peru: ambiente ecolinguístico, línguas e representação em região de contato. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
- CASTRO, Pedrina Barros de. Tramando redes, desfiando vozes: a Associação Brasileira de Educação e a campanha de nacionalização do ensino do Estado Novo. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
- CONCEIÇÃO, Robson Carapeto. Plurilinguismo e prática transcultural em escolas alemãs no exterior: políticas curriculares, representações e potencialidades. 2019. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
- CORDEIRO, Marcela Cristina Lemos. Cariocárabes: um olhar sobre a vitalidade da língua árabe nos meios religiosos e digitais. 2026. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2026. Orientadora: Monica Maria Guimarães Savedra. (Não encontrado)
- CORREA, Carina Santos. A literatura pop alemã da década de 1990 como manifestação de identidade linguístico-geracional. 2019. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
- COSTA, Debora Amaral da. Negociação de identidades e formação de novas representações sociais em narrativas de migração: uma proposta metodológica. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
- DAWES, Tathianna Prado. Validação de sinais em contexto institucional específico: sinais-termo para Biologia. 2021. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
- DAY, Kelly Cristina Nascimento. Políticas linguísticas educativas em conflito no Amapá: impactos e contradições da LDB 9394/96 e da Lei 11.161/05. 2016. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
- FREIRE, Gabriela Soares. Material didático como política linguística: um estudo sobre as representações dos sujeitos e dos espaços nos manuais de português língua de acolhimento. 2023. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
- GAIO, Mario Luis Monachesi. Etnicidade linguística em movimento: os processos de transculturalidade revelados nos brasileirítalos do eixo Rio de Janeiro–Juiz de Fora. 2017. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
- KUSTER, Sintia Bausen. Educação bi e plurilingue: o pomerano na escola. 2025. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2025. Orientadora: Monica Maria Guimarães Savedra. (Não encontrado)
- LIBERTO-LOUREIRO, Heloisa Madeira. Competência intercultural no ensino integrado em contexto escolar bilíngue. 2014. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.
- LOBATO, Marina Dupré. Ritos de passagem em contos de cinderela: religiosidade, encantamentos e simbologias da natureza. 2020. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
- LUZ, Débora Silva Brito da. Acolhimento de venezuelanos em Boa Vista-RR: uma perspectiva glotopolítica. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
- Parte superior do formulário
- MACEDO, Anderson Lucas. Falo Afrikaans, mas não o Standard: identidade étnico-linguística da geração Coloured pós-apartheid da Cidade do Cabo. 2023. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
- MARTINS JUNIOR, Winston Carlos. Superação das fronteiras linguístico-jurídicas no Direito da União Europeia: realidade ou ilusão? 2023. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
- NETO, Marcionilo Euro Carmo. KORONIAGO: manifestação etno-linguístico-cultural de uma coiné “nipobrasileira”. 2020. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
- PÖHLMANN, Jan. Plurilinguismus in Brasilien. Identitäts- und Ethnizitätskonstruktionen. 2019. Tese (Doutorado em Kulturwissenschaft – Sprachwissenschaft) – Europa-Universität Viadrina, Frankfurt (Oder), 2019. Coorientadora: Monica Maria Guimarães Savedra. (Não encontrado)
- RIOULT, Nina. Quel français pour les Amériques? Normas e políticas linguísticas para a língua francesa no continente americano. 2024. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.
- RODRIGUES, Leticia Mazzelli Lourenço. Língua pomerana em ambientes digitais: efeitos glotopolíticos em Domingos Martins, Espírito Santo. 2022. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
- SANTOS, Camila de Lira. Schriftspracherwerb: Sprachkontaktphänomene bilingualer deutsch-brasilianischen Kinder im Alphabetisierungsalter. 2019. Tese (Doutorado em Kulturwissenschaft) – Europa-Universität Viadrina, Frankfurt (Oder), 2019. Coorientadora: Monica Maria Guimarães Savedra. (Não encontrado)
- SOUTO, Layla Cristina Iapechino. Português como Língua de Herança: a coesão em textos escritos por crianças plurilíngues. 2019. Tese (Doutorado em Kulturwissenschaft – Sprachwissenschaft) – Europa-Universität Viadrina, Frankfurt (Oder), 2019. Coorientadora: Monica Maria Guimarães Savedra. (Não encontrado)
- SOUZA, Marina Mello de Menezes Felix de. A desconcentração política e o seu impacto nas políticas linguísticas públicas educacionais (PLPE) no Brasil. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
- TOLEDO, Gilson Soares. Análise interacional em comunidade de prática: uma abordagem sociolinguística com populações rurais da Zona da Mata de Minas Gerais-Brasil. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
