2020
VII colóquio do LABPEC: Contatos Sociolinguísticos em tempo de pandemia. Julho de 2020.
2019
Em março de 2019 o LABPEC promoveu o seu VI colóquio, intitulado “Pesquisa em política e sociolinguística de contato”.
2018
Este ano contou com grandes eventos. Além do V colóquio do LABPEC, “Migração e Transculturlidade”, tivemos o minicurso “Repensando etnicidades: práticas – particularidades – projetos”, ministrado pelas professoras Konstanze Jungbluth, da Europa-Universität Viadrina, e Federica da Milano, da Università degli Studi di Milano-Bicocca. As mesmas professoras também participaram da mesa-redonda “Context(o) e context(o)s: construindo sentido ao longo da interação”. O laboratório promoveu também a I jornada de estudos “Português como Língua Adicional: língua de herança, língua estrangeira, língua de acolhimento”.
2017
Neste ano, paralelamente ao IV colóquio do LABPEC, “Repertórios plurilíngues em situação de contato”, realizou-se também o I Encontro Internacional do LABPEC/I International Meeting of LABPEC. Dentro do evento, o professor Thomas Krefeld, da Ludwig-Maximilian-Universität München, ministrou o minicurso “Migration and linguistics within a digital humanities framework”.
2016
III colóquio do LABPEC, denominado “Dinâmicas etnolinguísticas em debate”. Neste mesmo ano, o laboratório promoveu a conferência “Language Islands in the flood: language change and language shift in German speaking communities in Russia and Brazil”, ministrado pelo professor Peter Rosenberg, da Europa-Universität Viadrina.
2015
Os dois primeiros colóquios do LABPEC foram realizados em 2015. O primeiro, intitulado “Etnicidade em movimento: história, política e contato em comunidades quilombolas, indígenas e de imigração”. Dentro do evento, a professora Rita Vallentin, da Europa-Universität Viadrina, ministrou o minicurso “Introdução ao Programa EXMARaLDA: transcrição de língua falada”.
No segundo semestre do mesmo ano aconteceu o II colóquio, intitulado “B/Orders in Motion: Práticas e Migrações”, e contou com o minicurso “Plurilinguismo na escola”, ministrado pela professora Reseda Streb, da Goethe-Universität Frankfurt am Main e da Europa-Universität Viadrina.